Cofina

UMA MÃO-CHEIA DE MEDALHAS

AMBIÇÃO → Previsões de órgãos especializados internacionais são favoráveis à comitiva portuguesa

JOÃO MONIZ/ FRANCISCO LARANJEIRA

Arrancam hoje os Jogos Olímpicos de Tóquio, com um ano de atraso face ao previsto devido à Covid, e Portugal pode sonhar com uma mão-cheia de medalhas. Pelo menos é essa a previsão de vários órgãos especializados internacionais.

No contrato celebrado com o Estado, o Comité Olímpico de Portugal comprometeu-se com a conquista de, pelo menos, duas medalhas, sem apontar se serão de ouro, prata ou bronze. Contudo, com base nos resultados dos últimos anos e nos ‘rankings’ atuais nas respetivas modalidades, são vários os atletas portugueses que ambicionam subir ao pódio.

Se a Associated Press é mais comedida e aponta a quatro

JORGE FONSECA É VISTO COMO FAVORITO A VENCER A SUA CATEGORIA NO JUDO

medalhas, os brasileiros do bestsports.com.br preveem seis. A meio caminho fica o site olympicmedalspredictions.com cinco medalhas. No topo de qualquer uma destas listas está Jorge Fonseca.

O bicampeão mundial de judo é o grande favorito à vitória na sua categoria (-100 kg), responsabilidade que acata sem hesitar. “O principal rival sou eu. Se estiver bem, ganho a qualquer um”, disse o judoca, com uma garantia: “Se ganhar, vou dançar um ‘pimbazinho’, para mostrar quem manda ali.”

Além de Jorge Fonseca, Fernando Pimenta (canoagem K1 1000 m), Pedro Pichardo (triplo salto) e João Vieira (50 km marcha) são apontados pelos especialistas citados como candidatos às medalhas. A judoca Bárbara Timo (-70 kg) surge numa segunda linha e Rui Bragança (-58 kg no taekwondo) é uma hipótese mais remota. Veteranos medalhados em outras edições como Telma Monteiro e Nélson Évora não são dados como favoritos face à elevada concorrência.

“Espero que possamos celebrar a superação desportiva dos atletas da nossa missão”, afirmou ontem Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação que tutela o Desporto. Portugal será representado por 92 atletas de 17 modalidades e os primeiros entram em ação já na madrugada de hoje para sábado (ver infografia).n

DESPORTO

pt-pt

2021-07-23T07:00:00.0000000Z

2021-07-23T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282681870282414

Cofina