Cofina

Guantanamera

CRÓNICAS DESTE MUNDO

EMBAIXADOR JUBILADO F. Falcão-machado

Cuba é um país que não deixa ninguém indiferente. As suas belezas naturais, a sua História, a sua Cultura e a vivacidade do seu povo deixam marca em quem a visita. E a popularíssima canção “Guantanamera” recorda a zona de Guantánamo e tudo o que de bom e de mau lhe está associado.

São conhecidos os tópicos da história recente de Cuba: o triunfo da revolução de Fidel Castro; o desembarque frustrado da Baía dos Porcos; o incidente dos mísseis soviéticos; a tentativa de exportação do modelo revolucionário cubano, a longa resistência oferecida pelo regime ao

REINA UM CLARO DESCONTENTAMENTO NO POVO CUBANO QUE É ALVO DE REPRESSÃO

embargo económico norte-americano, etc. Numa perspetiva mais larga, os comentadores usam cruzar a subtileza das análises geopolíticas com a influência da comunidade cubana dos Estados Unidos.

As recentes manifestações populares contra o regime de Havana têm sido atribuídas a manipulações de Washington. Mas é um facto que reina um claro descontentamento no povo cubano, o qual as autoridades locais se limitam a reprimir.

Que fazer? Na prática, as soluções até aqui propostas encaram um dilema: deverá Washington cessar primeiro o embargo vigente? Ou deverá Havana converter-se primeiro no regime democrático que ainda não é?●

MUNDO

pt-pt

2021-07-23T07:00:00.0000000Z

2021-07-23T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282587381001902

Cofina