Cofina

LUXO DEIXA DÍVIDA DE MILHÕES MAS FAZ VIDA DE RICO

CASO →●■●o Vasconcellos mora numa mansão de 2,5 milhões de euros em São Paulo. O casal circula em carros de luxo e protegido por segurança. Está a ser investigado pela justiça brasileira por suspeitas de fraude

DÉBORA CARVALHO

Oex-presidente da Ongoing, Nuno Vasconcellos, que deixou dívidas de 1,2 mil milhões de euros em Portugal, leva uma vida de luxo do outro lado do Atlântico. Desde fevereiro que o empresário, de 56 anos, mora com a mulher, o filho de 2 anos e os dois enteados numa casa de luxo no bairro do Jardim Europa, um dos mais exclusivos de São Paulo, no Brasil.

O imóvel foi comprado pela mulher, brasileira, por quase 2,5 milhões de euros. A casa, com mil metros quadrados, tem quatro suítes e uma piscina de 20 metros quadrados. Vasconcellos não tem carros nem casas em seu nome - também diz que não possui empresas - mas, segundo revela a investigação da revista ‘Sábado’ desta semana, lidera uma teia de negócios no Brasil. É suspeito de movimentar milhões de euros.

O casal circula em veículos de luxo: um Porsche Macan (2015) e Land Rover (2017). O empresário luso-brasileiro faz-se acompanhar de segurança. À ‘Sábado’, Nuno Vasconcellos garantiu que não se esconde de credores ou da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Em maio, quando foi ouvido na CPI ao Novo Banco, a partir do Brasil, afirmou que não tinha dívidas. Como não se mostrou muito disponível para colaborar com os deputados, a sua audição foi interrompida rapidamente.

No Brasil, para se defender num processo de suspeitas de fraude, alegou dificuldades financeiras para não pagar as custas judiciais e o advogado. O juiz negou-lhe tal pretensão por ostentar um estilo de vida de luxo. No âmbito deste processo, foi determinada a quebra do sigilo bancário e fiscal do casal. Os extratos bancários, revelados pela ‘Sábado’, mostram que Vasconcellos movimentou, só em duas contas pessoais, 7 milhões de euros em créditos e débitos somados, entre outubro de 2014 e dezembro de 2020. Feitas as contas, trata-se de uma média de 47 mil euros por mês. O empresário e a mulher, Rafaela, ainda estão a ser investigados. No Brasil, Vasconcellos está ligado à imprensa e ao negócio do parque de diversões Hopi Hari.n

EX-LÍDER DA ONGOING PEDIU PARA NÃO PAGAR CUSTAS E ADVOGADO

NOVA CASA DO GESTOR FICA NUM DOS BAIRROS MAIS EXCLUSIVOS

ESPECIAL

pt-pt

2021-07-23T07:00:00.0000000Z

2021-07-23T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282338272898734

Cofina