Cofina

Poluição proíbe banhos em praia

ANÁLISES → Foi detetada contaminação fecal acima dos limites normais

JOSÉ CARLOS EUSÉBIO/ANA PALMA

Acontaminação fecal revelada pelas análises à qualidade da água balnear da praia da Batata, em Lagos, levou a que a bandeira vermelha tivesse sido hasteada no areal. Os banhos continuavam, ontem à tarde, proibidos.

O foco de poluição foi detetado terça-feira à tarde, altura em que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Autoridade Sanitária desaconselharam os banhos. Ao mesmo tempo foi realizada, pela autarquia, uma ação de limpeza de algas do areal. Ontem, não havia praticamente ninguém na praia pois, além da bandeira vermelha estar içada, os nadadores salvadores também explicaram a situação aos banhistas: “Passámos muito tempo a avisar que a água apresentava contaminação de origem fecal e que, por isso, não se podia tomar banho. As pessoas optaram por outras praias”, revelou ao CM Samir Tarabbia, nadador salvador.

Admite-se que o foco de poluição tenha tido origem numa descarga de esgotos de origem desconhecida, situação que está a ser investigada pela autarquia. Entretanto, foram já recolhidas pela APA novas amostras da água, com o objetivo de avaliar a qualidade da mesma. Até que os valores sejam considerados normais, os banhos continuarão interditos, uma situação considerada “muito desconfortável” pelos utentes da praia.n

ALGAS QUE INVADIRAM O AREAL FORAM LIMPAS POR MÁQUINAS DA AUTARQUIA

SOCIEDADE

pt-pt

2021-07-23T07:00:00.0000000Z

2021-07-23T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282248078585518

Cofina