Cofina

GNR forçados a devolver subsídio

DOENÇA → Segurança Social detetou pagamentos em duplicado a guardas

SOFIA GARCIA

Um número indeterminado de militares da GNR, de norte a sul do País, recebeu, durante pelo menos o último ano e meio, milhares de euros a mais em pagamentos por subsídio de doença que terá agora de devolver por inteiro.

Ao CM, o Instituto da Segurança Social confirmou ter detetado recentemente esta irregularidade por pagamentos duplicados a vários guardas, a nível nacional. Estes militares recebiam, mensalmente, o pagamento por parte do Instituto da Segurança Social e, em simultâneo, pela própria entidade empregadora, a GNR. “O subsídio de doença serve para substituir o vencimento da entidade empregadora”, explicou a Segurança Social, sem no entanto conseguir adiantar a origem do erro que duplicou o pagamento.

Igualmente contactada pelo CM, a GNR não adiantou se está a par da situação, mas informou que, em caso de baixa por doença, as remunerações continuam a ser pagas pela própria força de segurança.

O CM teve acesso a algumas notificações enviadas a militares da GNR. Numa delas, com data de 13 de julho de 2021, o efetivo é convocado a devolver perto de três mil euros dos valores que recebeu a mais, enquanto gozava período de baixa por doença.

Ao que o CM apurou, por se tratarem de recebimentos excessivos, a liquidação das quantias não deverá ser objeto de pagamento parcelado. Os efetivos que não pagarem as quantias em dívida sujeitam-se a ser alvo de uma ação judicial, o que poderá significar cortes no salário ou penhora de bens. ●

PORTUGAL

pt-pt

2021-07-23T07:00:00.0000000Z

2021-07-23T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282007560416942

Cofina