Cofina

OUTROS LANÇAMENTOS

PODEMOS TRAVAR O ENVELHECIMENTO? A QUE CHEIRA O NATAL? PORQUE É QUE O SAL SABE A SALGADO? OU PORQUE É QUE OS SAPOS SÃO VERDES? SÃO PERGUNTAS A QUE O QUÍMICO RESPONDE NO NOVO LIVRO `COMO DESVENDAR O QUEBRA-CABEÇAS DA ORIGEM DA VIDA?'

DIA 30

terceira criação da companhia As Crianças Loucas é um espetáculo de teatro musical para a infância, com texto de João Cachola e banda sonora dos Zarco. ‘Gaspar’ aborda temas como a ecologia, as alterações climáticas e o impacto do Homem no planeta. É, também, um espetáculo familiar, por ser transversal a todas as idades e, por isso, haverá sessões durante a semana para as escolas e sessões ao fins de semana para as famílias. Está em cena até dia 18 dezembro no Teatro Maria Matos, em Lisboa. A história anda à volta de Gaspar que, aborrecido com “a monotonia do dia a dia, decide descer pelo ralo da sua banheira até ir parar ao fundo do mar”.

“Porque é que há sapatos no fundo do mar?” Confrontado com a questão, Gaspar decide dar-lhes uma nova função: “Ata todos os sapatos e, com eles, cria uma corrente que o leva de volta a casa; nos sapatos coloca terra e sementes e cria a sua primeira invenção: uma floresta dentro do sapato.”“Numa ode à imaginação” - explica a companhia -, “foi criada uma fábula musical na qual o jovem protagonista enfrenta a necessidade de tomar as rédeas do seu futuro, que não se avizinha o mais promissor.” Bilhetes custam 12 euros. Para ver sábados às 16h00 e domingos às 11h00.

m ano após da estreia como escritor, em ‘Como Se Transforma Ar em Pão’, o químico português Nuno Maulide (vive em Viena) lança o seu 2.º livro. Nele encontram-se “27 perguntas sobre a vida e o universo que sempre quis fazer a um químico”.

A química tem resposta para tudo? Não. A química está é envolvida nas possíveis respostas para muitas coisas. Mas há muitas perguntas para as quais eu não consigo encontrar resposta.

E qual é a pergunta que gostaria de ver respondida pela química?

Sem dúvida a do título do livro, sobre a origem da vida. Quem ler este livro percebe que estão ali algumas pistas e direções possíveis mas a verdade é que não há uma resposta para a origem da vida.

Mas porquê estas 27 perguntas?

Este livro nasce da escolha de perguntas que me foram enviadas após a ‘Grande Entrevista’ que dei na RTP. Percebi que muitas pessoas tinham coisas guardadas na gaveta para perguntar sobre o mundo, o universo e o funcionamento das coisas.

O que se quer dizer quando uma pessoa diz a outra: não há química entre nós?

O amor e a afinidade das pessoas umas pelas outras resultam de certos compostos que são libertados no organismo. Se não há química entre duas pessoas é porque faltam esses compostos. O que falta perceber é porquê aquela pessoa e não outra. A minha mulher é loira e de olhos azuis, mas nem todas as loiras de olhos azuis me despertam interesse, por exemplo.

Em que fase da sua vida descobriu que a química não é um ‘bicho papão’?

O meu click deu-se no 12.º ano porque a professora que tinha me fascinou pela forma como me explicou a química.

Acha que consegue agora, com este livro, desmistificar a Química?

Desde que me tornei investigador em química orgânica que o meu objetivo é devolver algo à sociedade. Este País investiu em mim, financiando a minha formação, portanto era mais do que legitimo devolver algo. Nunca pensei que viesse a escrever livros, mas sempre soube que ia ensinar os outros. Gosto de explicar o que me fascina.

A FECHAR

pt-pt

2022-11-25T08:00:00.0000000Z

2022-11-25T08:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/284107800408616

Cofina