Cofina

EUROPA ACUSA FIFA DE “CORRUPÇÃO”

Eurodeputados criticam o organismo máximo do futebol mundial e exigem “procedimentos democráticos e transparentes”

PAULO JOÃO SANTOS* *COM LUSA

OrParlamento Europeu (PE) aprovou ontem uma resolução em que critica duramente a FIFA pela atribuição do Mundial ao Qatar, considerando “credíveis” as alegações de “suborno e corrupção”.

Os eurodeputados descreveram a corrupção na FIFA como “desenfreada, sistémica e profundamente enraizada”, acrescentando que aquele organismo “prejudicou gravemente a imagem e a integridade do futebol a nível mundial”. Defendem, por isso, reformas profundas no organismo máximo do futebol mundial, que devem incluir “a introdução de procedimentos democráticos e transparentes” na atribuição dos campeonatos, bem como a “implementação rigorosa de critérios de direitos humanos e sustentabilidade para os países de acolhimento” das provas. Ou seja, estas competições “não devem ser concedidas a países onde os direitos fundamentais e humanos são violados e onde a violência sistemática de género prevalece”.

Por último, o PE entende que o Qatar e a FIFA devem compensar as famílias dos milhares de trabalhadores migrantes que morreram na construção dos estádios e das restantes infraestruturas do torneio. Os eurodeputados lembraram, ainda, às empresas europeias no Qatar que têm de respeitar os direitos dos trabalhadores.n

PARLAMENTO EUROPEU PEDE INDEMNIZAÇÃO PARA AS VÍTIMAS MORTAIS

ESPECIAL

pt-pt

2022-11-25T08:00:00.0000000Z

2022-11-25T08:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282432763163176

Cofina